Números e Operações

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: EDB10044
Sigla: NO
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado
Corpo docente: Célia Maria Martins Vitorino Mestre
Cristina Maria da Silva Morais

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

– Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações.
– Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de representar números e relações entre números.
– Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si mobilizando este conhecimento em diferentes situações.
– Evidenciar a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
– Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações.
– Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes.
– Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova.

Conteúdos programáticos

– Números e conjuntos numéricos
• Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de representar números e relações entre números
– Número e sistemas de numeração
– Operações com números inteiros
• Adição e subtração
• Multiplicação e divisão
• Exponenciação
• Propriedades das operações
– Tipos de cálculo
• Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora
• Diferentes tipos de algoritmos
– Teoria dos números
• Propriedades dos números, números primos e compostos, critérios de divisibilidade
• Múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
• Aritmética modular
– Números racionais
• Propriedades dos números racionais
• Fracções e operações com números representados por frações
• Números decimais, razões e proporções
• Operações com números decimais
– Números reais
• Propriedades dos números e das operações

– Introdução às estruturas algébricas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Dada a centralidade do tema Números e Operações no currículo de Matemática é essencial que os estudantes sejam capazes de, em contexto de resolução de problemas, mobilizar conceitos e procedimentos associados a este tema que serão um alicerce do seu conhecimento matemático, necessário para ensinar no Ensino Básico.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas indicados.
Os processos de trabalho incluem a: (a) resolução de tarefas propostas; (b) leitura, discussão e análise de documentos considerados estruturantes da unidade curricular.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

De modo a que os estudantes possam construir um conhecimento sólido sobre o tema Números e Operações é importante que as metodologias a usar os impliquem ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta UC organiza-se em torno da resolução de problemas que incidem sobre os seus conteúdos programáticos e em torno da discussão de textos dinamizada pelo professor e pelos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e incluirá a participação dos estudantes em atividades(10%) e a realização de dois testes individuais (2x45%).

Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, podem realizar um exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante participe em pelo menos 75% das aulas.

As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estas/es estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

Bibliografia

Boavida, A., Delgado, C., Mendes, F., Brocardo, J., & Duarte, J. (2016). Matemática para professores do Ensino Primário. Luanda: Ministério de Educação República de Angola.
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. Fourth Edition. Sage Publications.
Musser, G., Burger, W., & Peterson, B. (2009). Mathematics for elementary teachers. A Contemporary Approach. USA: Prentice-Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A., & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, volumes 1 e 2. Lisboa: GEP - Ministério da Educação.

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